terça-feira, 21 de maio de 2013


INSTITUTO ESTRE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL  EM PAULÍNIA
No dia 24 de abril, a EE Profª Maria Rita Araújo Costa, realizou uma visita para Paulínia, onde os alunos dos 7ºs ano foram conhecer o Instituto Estre de Responsabilidade Social em Paulínia, que significa Empresa de Saneamento e Tratamento de Resíduos.
Ao chegarmos fomos recebidos pelo guia que nos levou a uma sala de palestra onde falou das cinco etapas da reciclagem: estração, fabricação, vender, consumir e reciclar. A surpresa foi quando ele disse que cada pessoa fabrica 1K de lixo por dia, imagine quantas toneladas de lixo o planeta fabrica? Montanhas... é resposabilidade de todos nós!
Saímos da palestra para uma sala onde tinha uma maquete de uma cidade, toda limpa, organizada muito bem construída, ficamos admirados com o que vimo, como é, e como funciona um aterro sanitário.
O xorume é um líquddo extraído do lixo orgânico, que escorre pelo lençol freático poluindo nossa água, que também produz o gás metano, esse gás é altamente poluente por isso ele é armazenado em tanques ou reservatórios, o xorume é levado a estação de tratamento de água, que após passar por tratamento só é reutilizada par lavar ruas e calçadas sendo imprópria para beber.
Nesta mesma sala o guia nos mostrou três tipos de fotos: a primeira um lixão a céu aberto com pessoas trabalhando sem nenhuma segurança (botas, luvas, mascara) presença de animais que transmitem doenças (ratos, baratas, urubus) a segunda foto um aterro sanitário onde não se via lixo algum, tudo bem limpo sem a presença de pessoas ou animais. A terceira foto uma esteira rolante com pessoas separando os diferentes tipo de lixo (garrafas pet, papelão, latas, etc.) as pessoas estavam usando proteção e roupas adequadas, eram trabalhadores da U.V.R. que significa Unidade de Valorização de Resíduos.
Depois fomos conhecer de perto como é construído um verdadeiro aterro sanitário do tamanho de 80 campos de futebol, em seguida é colocado uma manta bastante flexível, e altamente resistente, você acredita que os coletes a prova de balas é feito com este material? Eu nem imaginava; é essa manta que protege o lençol freático      não deixando poluir nossas águas, junto com a manta são colocados canos para retirar o gás metano que é levado para os tanques.
O lixo é jogado em cima dessa manta e a terra que foi retirada é agora jogada em cima do lixo ocorrendo a decomposição do mesmo e assim não poluindo o meio ambiente.
Passamos pelo flair, que são grandes tubos onde ocorre a queima do gás metano a 1000 Celsius que é 20% a menos poluente, que poderia ser utilizado como energia elétrica, mas as políticas públicas não permite seu uso.
O aterro de Paulínia atende 27 cidades da região metropolitana de Campinas, funcionando 24 horas por dia, recebendo em média 500 caminhões diariamente despejando lixo; desses 500 caminhões apenas 10 é lixo reciclável porque só algumas cidades faz esse tipo de coleta passando pela U.V.R.
Esse aterro tem 13 anos e cada ano de lixo depositado ali deram-no o nome de célula, então 13 células; fiz as contas temos 10 a 12 anos, então deve ter muitas fraldas nossa ali já decomposta pelo tempo.
Ficamos impressionados com a poderosa tiranossauro, uma máquina poderosíssima que tritura toneladas de lixo em pouco tempo e metade desse lixo se transforma em combustível industrial. São apenas  50 dessas no mundo todo, a de Paulínia é a 1ª da América Latina, seu custo é altíssimo e fabricada na Finlândia.
O lixo que passa pela tiranossauro passa por 4 processos, ela separa zinco, mercúrio, cobre, chumbo, madeiras, etc.
O Instituto Estre é dividido em quatro áreas:
1.      Educação ambiental – oficinas pedagógicas
2.      Conhecimento e pesquisa entre educadores e especialistas
3.      Apoio e reflorestamento urbanos
4.      Inclusão social: apoio  a cooperativa  de reciclagem e comunidades vizinhas!
Professoras: Inês Mantovani e Márcia Nascimento.


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Em conversa com os professores e alunos descobri que eles gostaram muito da visita.De todas as programadas até agora, a visita ao Instituto Estre foi a que mais gostaram e aprenderam!Parabéns aos professores e alunos por estes depoimentos ricos em detalhes! Noir/Diretor

    ResponderExcluir