segunda-feira, 20 de maio de 2013

Visita ao Museu de Piracicaba

Visita Aos dias 23 de abril de 2013, os alunos da 8ª série (A) da unidade escolar - E. E. Professora Maria Rita Costa Araújo - participaram do projeto “LUGARES DE APRENDER: A ESCOLA SAI DA ESCOLA”, com objetivo de proporcionar aos educandos e educadores uma formação cultural diversificada além da sala de aula. Os alunos fizeram uma interessante visita, ao Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, localizado na cidade de Piracicaba – SP. Os professores Rodrigo Felix (geografia) e Rosemary (história) acompanharam os alunos a essa visita.

No dia anterior ao passeio à professora Rosemary, deu orientação sobre a visita ao museu, mostrou algumas imagens e vídeos do local pedindo a atenção dos alunos para as obras de artistas piracicabanos ali expostos, salientando os estilos da pintura, da arquitetura, e de outras obras.

Ao chegarmos, nos dirigimos para o auditório, acompanhados por três educadores do museu, esses promoveram a observação dos objetos e incentivaram a percepção do conjunto expositivo e do discurso museológico com linguagem adequada à vivência dos visitantes, os alunos puderam conhecer o moderno conceito de museu, que deixou de ser uma coleção de peças antigas para tornar-se uma memória sistematizada e disponível para interação. Além disso, os alunos fizeram uma pesquisa preliminar sobre o personagem tema do Museu, para perceber a sua importância na política nacional (Prudente de Moraes foi um dos fundadores do Partido Republicano Paulista, o PRP, a mais forte agremiação política entre 1870 e 1930).

A antiga residência do Primeiro Presidente da República é atualmente o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, passou por recuperação da estrutura física e por uma nova reestruturação museográfica e museológica contemplando a vida pública, política e privada de Prudente de Moraes e a História de Piracicaba retratando importantes fases do município, sua formação, mudanças econômicas e sociais decorrentes do grande desenvolvimento da lavoura e da indústria.

O acervo é eclético reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha, Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

Concluída a visitação, os alunos elaboraram um pequeno relatório sobre o que viram e responderam questões que relacionam o que foi exposto no museu com conteúdos trabalhados em sala de aula. Contam que aprenderam muitas coisas interessantes durante a visita. Entre elas, que Antônio Corrêa Barbosa, fundador de Piracicaba, era devoto de Santo Antônio, razão pela qual o Santo tornou-se o padroeiro da cidade. Empolgados pela visita relatam: “Vimos o escritório de Prudente de Moraes com móveis e documentos antigos, entre eles, armas e jornais. Lá, há quadros com os primeiros habitantes da cidade e um recipiente de cerâmica (igaçaba) onde os índios eram enterrados em posição de feto. Em outra sala, vimos correntes e algemas com sinos usadas nos escravos. Os sinos eram para controlar a movimentação deles. Gostamos também de ver alguns objetos indígenas.” Geovana gostou muito de ver os telefones antigos e conta que aprendeu que as ligações antigamente eram feitas por intermédio de uma telefonista. Ellen gostou muito do jardim do museu, e de saber que as jabuticabeiras eram irrigadas por meio de garrafas cheias de água. Matheus diz que várias coisas despertaram o seu interesse, dentre elas, uma bicicleta motorizada, o jornal “A Gazeta” antigo e o jardim. Já José ficou impressionado por ter visto alguns instrumentos médicos usados naquela época, como o fórceps, seringas que não eram descartáveis.









Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Conversando com os professores e alunos, tive a impressão que todos gostaram muito da visita e dos novos conhecimentos adquiridos.Parabéns a todos pela realização exitosa!

    ResponderExcluir